A sagrada ordem do Patriarca São Bento.
A Ordem do Patriarca São Bento (Ordem Beneditina), foi a primeira a ser instituída na Igreja, pois antes já existiam monges eremitas e algumas comunidades monásticas no oriente e ocidente. O próprio São Bento chama a São Basílio de pai, na sua Regra, bem como ele próprio foi convidado na gruta em que vivia na solidão como eremita a três anos, para ser Abade dos monges de Vicovaro. “Ele por muito tempo recusou o convite, porque previa que os costumes daqueles irmãos não estavam de acordo com os seus. Mas depois, vencido pela insistência, acabou por aceitá-lo” (Diálogo cap. 3).
Vicovaro era um mosteiro próximo dali, em que o Abade daquela comunidade havia morrido e onde Bento sofreu uma tentativa de assassinato pelos membros da mesma comunidade, por não ser o novo Abade, conivente com suas práticas perversas. Com isso, Bento levanta sereno de sua mesa e volta a sua amada solidão na gruta em que antes vivia.
A tentativa de assassinato deu-se na hora da refeição quando os monges descontentes com o Abade Bento, apresenta-lhe uma taça de vinho contendo veneno. Quando o Abade abençoa aquela bebida mortífera a taça se parte derramando assim aquela bebida mortal. Por causa desse fato São Bento é representado na arte cristã com uma taça na mão, contendo nela, uma serpente. São Bento que possuía o dom de ler os espíritos, vendo a maldade daqueles monges, exorta-os com brandura e bondade e volta a sua vida de eremita na gruta de Subiaco. Ouçamos São Gregório Magno a respeito deste fato:
“Levantando-se imediatamente da mesa, mas mantendo inalteradas a suavidade do rosto e a tranquilidade do espírito, reuniu os monges ao seu redor e disse-lhes: “Deus onipotente vos perdoe, irmãos. Porque fizeram isto contra mim? Eu não vos disse que os meus costumes não se conciliariam com os vossos? Portanto, procurem um pai que esteja em conformidade com os vossos costumes, porque depois do que aconteceu não poderei continuar como vosso abade” (Diálogo cap. 3).
Outro fato marcante na vida do Servo de Deus foi outra tentativa de assassinato por um sacerdote chamado Florêncio. Nos diz São Gregório:
“Sabe-se que os maus invejam as virtudes dos bons e nada fazem para conquistá-las. Ora, aconteceu que o sacerdote de uma igreja vizinha, chamado Florêncio, antecessor do nosso subdiácono Florêncio, instigado pelo diabo, começou a invejar o bem que o santo fazia, a denegrir o seu modo de viver e a dissuadir tantos quantos pudesse a que não o visitassem. Mais viu que não podia impedir os seus progressos, ou melhor, apercebeu-se que a fama se difundia cada vez mais e que muitos se voltavam a vida monástica, atraídos pela sua santidade. Florêncio, devorado pela inveja, tornou-se ainda pior, pois desejava para si os louvores que Bento recebia pela sua vida santa, sem que ele próprio tivesse uma vida louvável” (Diálogo Cap. 8).
Sabendo este sacerdote perverso que não tinha como atingir Bento, toma a decisão de assassiná-lo enviando-lhe um pão envenenado. “A inveja o cegou de tal maneira que chegou a mandar ao santo um pão envenenado, como se fosse pão abençoado. O homem de Deus aceitou, agradecendo calorosamente, mas não lhe ficou oculta a cilada que se ocultava no pão” (Diálogo Cap. 8). A hora da refeição São Bento alimentava um corvo e pede a esta ave que leve aquele pão envenenado e o esconda onde ninguém possa encontrá-lo. A ave hesita por um instante em obedecer a ordem dada por Bento mas com a insistência do servo de Deus obedece. Por isso São bento também pode ser representado com um corvo.
No entanto, aquele homem de Deus não poderia permanecer escondido naquela gruta. Através dos seus exemplos de santidade, lhes aparecem várias pessoas desejosas em seguir a mesma vida do servo de Deus, obrigando-o assim a formar comunidades a sua volta pela grande quantidade de seguidores que a Subiaco acorrem. Como nos diz São Gregório Magno nos seus Diálogos: “Pela vida santa que levava, o seu nome agora tornara-se famoso” (Diálogo Cap. 3). Com isso, Bento começa a organização da comunidade. Organização tal, que a Igreja mais tarde, toma estas normas de vida comunitária, para todas as comunidades nascentes posteriores. Essas normas eram chamadas REGRA DOS MOSTEIROS, e hoje a chamamos de SANTA REGRA ou REGRA DE SÃO BENTO. Nela, encontramos todos os ensinamentos de São Bento.
Os ensinamentos de São Bento, espalhou-se pelo mundo com a fundação de Mosteiros por todo o orbe; organizando as culturas os povos, engrandecendo a arte, a escrita, fundando universidades, organizando a vida espiritual dos homens, etc. Portanto, podemos ver claramente a ação de Deus nesta Sagrada Ordem que já possui mais de 1500 anos de fundação, e ainda hoje, vigora com a ajuda do Espírito Santo na promoção dos seres humanos para o crescimento do reino de Deus no mundo.
A CONFEDERAÇÃO DA ORDEM DE SÃO BENTO COM SEDE NA ABADIA DE SANT’ ANSELMO, ROMA – ITÁLIA
A Confederação da Sagrada Ordem de Nosso Pai São Bento é composta por várias Congregações. Assim, podemos perceber a grande riqueza do legado do nosso Patriarca São Bento, que sentindo o chamado de Deus não para a fundação de um estilo de vida, uma Ordem, como hoje, conhecemos; o que ele sempre desejou foi servir a Deus no seu silêncio escondido em uma gruta no monte Subiaco. Porém, como diz a Escritura, “não se acende uma Lâmpada e a esconde debaixo da cama, mas essa luz será posta no candelabro para que possa iluminar os que estão na casa”. Foi justamente isso que aconteceu na vida do Nosso Santo Pai Bento. Diante da história do mundo, é bastante claro o legado de São Bento através dos seus filhos(as) as dezenas de Congregações, Institutos e estilos de vida criados com o seguimento da Santa Regra.
A CONFEDERAÇÃO DA ORDEM DE SÃO BENTO É COMPOSTA PELAS SEGUINTES CONGREGAÇÕES:
01- Congregação Beneditina Sublacense-Cassinense.
Houve a fusão da Congregação de Cassinense com a Congregação Sublacense.
Obs: Sublacense, saindo da Congregação Cassinense e iniciando a reforma da vida monástica com Papa Pio IX 1851 e foi erecta em 1872.
Cassinense, foi erecta pelo Papa Gregório XII em 1408.
Em 7 de fevereiro de 2013 a Congregação Cassinense foi incorporada à Congregação Sublacense pelo Papa Bento XVI.
02- Congregação Beneditina Camaldulense (Fundação - 980)
03- Congregação Beneditina Vallombrosana (Fundação - 1036) Por São João Gualberto, Abade
04- Congregação Beneditina Silvestrina (Fundação - 1231) Por São Silvestri Gonzzolini
05- Congregação Beneditina Olivetana (Fundação - 1319)
06- Congregação Beneditina Inglesa (Fundação - 1336)
07- Congregação Beneditina Húngara (Fundação - 1336)
08- Congregação Beneditina Suíça (Fundação - 1602)
09- Congregação Beneditina Austríaca (Fundação - 1625)
10- Congregação Beneditina da Bavária (Fundação - 1684)
11- Congregação Beneditina do Brasil (Fundação - 1827)
12- Congregação Beneditina de Solesmes (Fundação - 1837)
13- Congregação Beneditina Cassinense-Americana (Fundação - 1855)
14- Congregação Beneditina de Beuron (Fundação - 1873)
15- Congregação Beneditina Suíço-Americana (Fundação - 1881)
16- Congregação Beneditina de Santa Otília (Fundação - 1884)
17- Congregação Beneditina da Anunciação (Fundação - 1820)
18- Congregação Beneditina Eslava (Fundação - 1845)
19- Congregação Beneditina da Santa Cruz do Cone Sul (Fundação - 1976)
Texto: Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B
(Monge Beneditino de Salvador - BA – 1º de julho de 2016)